Registrar uma marca é fundamental para qualquer empresa, pois, assegura a propriedade da marca e, ainda, faz com que ela seja exclusiva em todo o território nacional no seu segmento de mercado.
Tanto a pessoa física ou jurídica pode requerer o registro de marca. O registro de marca tem validade por um período de dez anos, mas que pode ser renovado pelo mesmo período, caso o proprietário tenha interesse.
Quando e por que registrar uma marca?
No momento em que sua empresa for aberta ou depois de algum tempo em operação, esse procedimento deve ser realizado a fim de evitar problemas. Pois o registro consiste na garantia da diferenciação do seu produto e/ou serviço em comparação a outros que tenham o mesmo princípio que o seu, são semelhantes ou, ainda, que tem origem diferente.
Benefícios do registro de marca
Muita gente acaba se destacando no mercado com um determinado produto ou serviço, mas não se preocupa em realizar o registro da marca. No entanto, quem quer abrir uma empresa e obter destaque no segmento que atua só conseguirá ser o único a partir do momento que opta pelo registro, mas você pode estar se perguntando: por que devo registrar a minha marca?
O primeiro dos três pontos que serão listados aqui é: imagine que sua empresa de dentista está no mercado fazendo um trabalho que tem deixado muitos com inveja e pouco a pouco está se destacando e você, ao invés de registrar sua marca, deixou pra depois.
E se de alguma forma o seu concorrente perceber isso, ele pode reproduzir/copiar a sua marca e colocar um produto ou serviço que seja similar ao seu no mercado? A resposta é: sim! Por isso, para começar, é fundamental fazer esse procedimento, pois ele te dará proteção e vai impedir que seus concorrentes tomem os seus clientes e como consequência, seu lucro.
O segundo ponto que deve te motivar a buscar o registro de marca é: GARANTIA. Sem o registro, como você impede que a pessoa use seu produto ou serviço de forma indevida? Não tem jeito, não é mesmo?
Por esse motivo, ao fazer o registro da marca, seu empreendimento estará resguardado frente a concorrência desleal que existe no mercado e mais, também terá proteção jurídica caso alguém aja de má fé com você.
Quando se tem o registro, tendo o respaldo legal, sua marca será capaz de agregar valor ao seu produto ou serviço, e como resultado, a maneira de atuar será mais segura e as transações comerciais viabilizadas contarão com o respeito por parte do cliente.
O terceiro ponto diz respeito ao poder de atração de clientes. Afinal, é a marca que tem o poder de atrair as pessoas e gerar emoções, não é? Por isso, ao registrá-la, sua marca que é o chamariz do seu negócio, terá um alto poder não só de construir a imagem da sua empresa, mas também de mantê-la. E com o passar do tempo ir se consolidando no segmento em que está atuando.
Com esses benefícios, fica fácil afirmar que hoje possuir uma marca registrada é ter um patrimônio inestimável, independentemente do tamanho da sua empresa. Esteja certo de que sua marca é o bem mais valioso que sua empresa possui.
Riscos de não registrar minha marca
Logo, se acima foram citados os benefícios, podemos dizer que quem não registrar poderá ver sua marca sendo usada por outro, pois, não tem como assegurar que aquela marca é sua e, ainda, não vai ter o respaldo diante do cliente, pois, como ele terá a certeza que você veio antes do concorrente?
Diante disso, a melhor maneira de não correr nenhum risco é apostar no processo para registro de forma imediata.